Quais as alterações que o estresse pode causar no organismo?

Além dos mais conhecidos como insônia e falta de apetite, o estresse pode alterar a nossa pressão sanguínea, colesterol, diabetes ou outros marcadores?

Em situações de estresse, frequentemente reagimos com comportamentos inapropriados em resposta ao insulto, como: maus hábitos e/ou compulsão alimentar, negligenciando atividade física e piorando padrão de sono.

As substâncias que são liberadas pelo nosso corpo nessas situações e são importantes como resposta adaptativa naquele momento, caso mantidas patologicamente a médio/longo prazo (duração de semanas a meses), podem causar uma série de prejuízos e consequências indesejáveis, tais como: ganho de peso, pressão alta, diabetes, alterações do perfil de colesterol, doença coronariana, insônia e depressão.

Por que o estresse pode causar esses sintomas? Qual a relação? Tem a ver com as substâncias liberadas sob estresse, como cortisol e adrenalina?

Sim. Por exemplo, o estresse pode levar a redução da testosterona, que se manifesta como redução da libido e da fertilidade. A ativação do sistema nervoso simpático (liberação de adrenalina/noradrenalina), por sua vez, pode levar a elevação da pressão arterial. A secreção elevada de cortisol e insulina, associada a redução de GH e testosterona, pode contribuir para acúmulo de gordura corporal, bem como perda de massa muscular e osteopenia/osteoporose.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Artigos recentes