O QUE ACONTECE NO NOSSO ORGANISMO QUANDO A GENTE ESTÁ SOB ESTRESSE?

Todos os seres vivos mantêm um complexo equilíbrio dinâmico, denominado homeostase, que constantemente é desafiado por efeitos adversos internos e externos, conhecidos como estressores. Assim, o estresse é definido como um estado no qual a homeostase encontra-se realmente ameaçada ou percebida como tal. Em situações de estresse, nosso organismo reage liberando uma série de substâncias que nos ajudam a combater e reagir a aquele momento, tais como: CRH, arginina vasopressina, cortisol, adrenalina/noradrenalina, citocinas (importantes para o sistema imunológico).

Funções centrais e periféricas da resposta ao estresse

Funções do sistema nervoso central

  • Facilitação da excitação, vigilância, cognição, atenção e agressão
  • Inibição das funções vegetativas (por exemplo, reprodução, alimentação, crescimento)
  • Ativação de ciclos de feedback contra-regulatórios

Funções periféricas

  • Aumento de oxigenação
  • Nutrição do cérebro, coração e músculos esqueléticos
  • Aumento do tônus cardiovascular e respiração
  • Aumento do metabolismo (catabolismo, inibição da reprodução e crescimento)
  • Aumento de desintoxicação de produtos metabólicos e substâncias estranhas
  • Ativação de ciclos de feedback contra-regulatórios (inclui imunossupressão)

Estresse “bom”: passar por situações de desafios desejados como, por exemplo, participar de entrevista de novo emprego, prestar um concurso, palestrar em público e se sentir recompensado nas situações de sucesso.

Estresse tolerável: quando ocorre algo ruim, indesejável (ex: falhar em entrevista de emprego, não ser aprovado em concurso, perder emprego, perder familiar ou amigo próximo), porém trata-se de uma situação contornável por meio de recursos pessoais e sistemas de suporte.

QUAIS AS ALTERAÇÕES QUE O ESTRESSE PODE CAUSAR NO ORGANISMO?

Além dos mais conhecidos como insônia e falta de apetite, o estresse pode alterar a nossa pressão sanguínea, colesterol, diabetes ou outros marcadores?

Em situações de estresse, frequentemente reagimos com comportamentos inapropriados em resposta ao insulto, como: maus hábitos e/ou compulsão alimentar, negligenciando atividade física e piorando padrão de sono.

As substâncias que são liberadas pelo nosso corpo nessas situações e são importantes como resposta adaptativa naquele momento, caso mantidas patologicamente a médio/longo prazo (duração de semanas a meses), podem causar uma série de prejuízos e consequências indesejáveis, tais como: ganho de peso, pressão alta, diabetes, alterações do perfil de colesterol, doença coronariana, insônia e depressão.

POR QUE O ESTRESSE PODE CAUSAR ESSES SINTOMAS? QUAL A RELAÇÃO? TEM A VER COM AS SUBSTÂNCIAS LIBERADAS SOB ESTRESSE, COMO CORTISOL E ADRENALINA?

Sim. Por exemplo, o estresse pode levar a redução da testosterona, que se manifesta como redução da libido e da fertilidade. A ativação do sistema nervoso simpático (liberação de adrenalina/noradrenalina), por sua vez, pode levar a elevação da pressão arterial. A secreção elevada de cortisol e insulina, associada a redução de GH e testosterona, pode contribuir para acúmulo de gordura corporal, bem como perda de massa muscular e osteopenia/osteoporose.

O ESTRESSE MUDA A ACIDEZ DO ESTÔMAGO?

ENTÃO QUEIMAÇÃO PODE SER UM SINTOMA DE ESTRESSE?

Pessoas que sofrem de estresse crônico tem incidência bem maior de sintomas digestivos, como azia, náuseas, refluxo e alteração do hábito intestinal (diarreia e/ou constipação). Estudos sugerem que a produção de ácido no estômago não se encontra habitualmente aumentada nesses indivíduos, mas sim que essas pessoas são muito mais sensíveis a esses sintomas, possivelmente por aumento de sensibilidade do cérebro a estímulos de desconforto. Em outras palavras, mesmo pequenas mudanças na secreção ácida do estômago podem amplificar as sensações. Além disso, substâncias conhecidas como prostaglandinas, que são responsáveis por proteger o estômago dos efeitos do ácido, podem estar depletadas em situações de estresse

STRESS. QUANDO É HORA DE BUSCAR AJUDA PROFISSIONAL?

Pessoas que se apresentem com sintomas inespecíficos como irritabilidade, ansiedade, depressão, insônia, fadiga crônica, oscilação de peso, aumento de pressão arterial e infecções de repetição podem estar sofrendo as consequências de estresse crônico e, portanto, devem procurar ajuda médica.

Alguns especialistas norte-americanos da Universidade de Cincinnati estão desenvolvendo um teste para medir alguns marcadores que podem indicar estresse, apenas com um teste de sangue ou saliva. Poderia comentar o estudo? Apenas para dizer se é válido ou não citarmos na reportagem. Segue o link da pesquisa resumida: https://www.sciencedaily.com/releases/2019/05/190524113515.htm

Em uma visão rápida e preliminar, não vejo validade e robustez em medir os níveis de várias substâncias no sangue ou saliva, como cortisol, serotonina e catecolaminas, como ferramenta auxiliar no diagnóstico de estresse crônico. Primeiramente, essas substâncias apresentam elevações e descidas frequentes na corrente sanguínea em questão de minutos. Nesse contexto, portanto, medidas únicas e isoladas perdem totalmente o valor. Por fim, o diagnóstico de estresse crônico é facilmente identificado por médicos bem treinados numa simples e habitual rotina de consultório com seus pacientes, por meio de uma anamnese e exame físico detalhados e bem feitos.

O ESTRESSE PODE AFETAR MINHA IMUNIDADE?

Sim. Indivíduos que sofrem de estresse crônico estão sob risco aumentado de desenvolver algumas infecções, ou mesmo não responder adequadamente às mesmas, como, por exemplo: viroses respiratórias, tuberculose e infecção gástrica por H. pylori. Por outro lado, há também um aumento no risco de desenvolvimento de algumas doenças autoimunes, como hipertireoidismo, lúpus e algumas condições alérgicas.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Artigos recentes